Cotidiano · Crítica · Para pensar .... Reflexão

Pandemia e bom senso – Meu olhar

Demorei muito a escrever sobre isso pois estava difícil estruturar algo sem parecer confuso.ao colocar isso no

Depois de pensar por dias , decidi me concentrar no que estou vivendo no momento e passar para vocês um pouco do meu ponto de vista.

Para entenderem um pouco do que estou passando vou fazer um raio X da minha estrutura atual:

Tenho 2 empresas, uma Boutique de Carnes e uma empresa de estofados e planejados, sou casado com dois filhos, um de 18 anos e uma de 11 anos.

Minha situação economicamente é similar a qualquer comerciante; negócios parados sem entrar nenhuma receita. Sou um cara comedido e conservador nunca cometendo excessos, mas no momento já não tenho recursos e postergo meus compromissos, pelo menos os que são possíveis.

Meus filhos estão em casa fazendo aulas on-line, enquanto luto com o colégio para ganhar um desconto. Estas aulas estão ajudando a passar o tempo deles e mantendo o vinculo com os professores e amigos ( apesar que dos colegas eles não perdem o contato , pois o celular não para, é live, conferencias, jogos)

No trabalho tentamos emplacar as vendas de delivery, mas as vendas não representam nada significativo que faça o negócio prosperar. Já na loja de estofados e planejados tentamos as vendas junto a parceiros , mas no momento as pessoas estão priorizando suas necessidades básicas. Nos resta trabalhar as redes sociais para nos manter próximos aos clientes para posteriormente voltarmos a ativa.

Meu sogro mora no apartamento ao lado e é acamado, infelizmente por ser uma pessoa considerada “de risco”tivemos que tirar a cuidadora e manter somente o fisioterapeuta, pois este é imprescindível. Ficamos responsáveis por dar o suporte a ele também, diariamente.

Tenho certeza que esta é a realidade de muitos por aqui

Não vou entrar no cunho politico ou ideológico da nossa atual situação , vou apenas dar minha impressão do que vem acontecendo por aqui.

Quarentena : Sim ou Não

Sou a favor da quarentena? Sim, pois da maneira que está nossa estrutura na saude, um caminhão de gente indo para hospitais não traria bons resultados, pelo contrário. Hoje temos uma estrutura precária , sem equipamentos ou leitos e profissionais com salários atrasados.

Após 40 dias o números de casos crescendo, mortes acontecendo, hospitais de campanha sendo criados , mas ainda sem a estrutura necessária , comércio fechado , as pessoas com restrição de circulação e a obrigatoriedade de uso de mascaras nas áreas publicas.

Vou começar por aqui, falando sobre a responsabilidade ou irresponsabilidade das pessoas.

Tenho visto a preocupação, o altruísmo e boas ações sendo realizadas , mas tenho visto também pessoas egoistas e irresponsáveis que pensam somente no próprio umbigo.

Vejo no meu condominio pessoas brigando porque querem usar a piscina, querem ficar de papo na portaria ou querem dar festas ou churrasco em casa com pessoas de fora. Condôminos chegando de viagem, do exterior, e ao invés de se manter em quarentena , querem perambular pelo condominio.

Vejo na minha rua pessoas se aglomerando naquele butiquim (aberto contra o decreto) para tomar cerveja. Cadê os órgãos da prefeitura tomando providencias e onde esta o bom senso destes boêmios que não podem se abster de uma farra em tempos de crise?

Vejo pessoas brigando com os guardas, pois querem ficar na praia ou malhando em locais públicos onde tem aglomeração .

Vejo várias pessoas sem máscara batendo papo e caminhando como se fosse um Sábado de Janeiro com tudo normal. Vejo guardas sem mascaras cobrando as pessoas que usem mascaras sem dar o exemplo. Quem mundo é este? O que passa pela cabeça das pessoas?

Eu diariamente pego minha máscara e caminho na praia 1 hora sem entrar em contato com ninguém, pois o exercício assim como o sol , são importantes para nossa saude mental e física , mas não nos da o direito de colocar outros em risco.

Estamos em um momento onde precisamos agradecer por tudo que temos e como podemos contribuir. Um momento onde tomamos consciência que o ser é mais importante que o ter.

É o momento de olhar para nossos filhos, familiares, amigos. De ver a importância deles nas nossas vidas. De aproveitar quem esta ao nosso lado.

Estou resgatando os momentos com meus filhos, com minha esposa, vendo como a vida é frágil e como somos menores do que acreditávamos, frente a este mundo.

Estamos vendo relatos de pessoas que de repente um pai, um irmao passou mal e sumiu da vida deles de repente. E ai? Como ficamos. Vamos pensar sobre isso.

Neste momento temos que repensar nossas vidas. A correria que tínhamos e agradecer todos que temos ainda, que ainda podemos curtir.

E como faremos financeiramente?

A vida é prioridade em qualquer escolha, mas como vamos fazer daqui para frente ? Negócios fechados e as contas se acumulando? Até quando todos nós aguentaremos financeiramente esta pressão? Ela mexe com nossa estrutura familiar. Ela mexe com nosso estado mental.

Não sei dizer para vocês qual a solução , mas tenho certeza que independente da decisão que nossos governantes tomarem , temos que começar a ser mais responsáveis com os demais.

Se o comercio abrir, se o lazer for ampliado, pense no próximo e aja de maneira prudente, não coloque os outros em risco. Todos nós estamos juntos nessa, cada um na sua realidade.

Este é o momento de decidir quem é você.

Espero que este meu longo desabafo te ajude de alguma maneira.

4 comentários em “Pandemia e bom senso – Meu olhar

    1. Valeu! Já passei por lá e deixei recado . Agradeço a visita , realmente está bem difícil a situação . É um misto de sentimentos , difícil manter a serenidade e não explodir de revolta com os irresponsáveis , mas vamos lá , respirando e meditando 🧎‍♀️

      Curtido por 1 pessoa

  1. Parabéns por sua visão.
    Hj perdi uma ex vizinha no Recife. Pessoa boa, ainda nova, mãe e avó (recente).
    Eu estou há mais de um mês de quarentena. Vivo na Bélgica, e o governo está ajudando empresas, profissionais por conta própria, desempregados, e tb vai pagar um extra de 2 mil euros aos profissionais de saúde. Eu penso que o Estado deve proteger os seus cidadãos. É para isso que pagamos impostos, é para isso que os países têm reserva.

    Saúde para você e sua família!

    Curtir

    1. Sim , este deveria ser a preocupação do governo , mas infelizmente a cabeça das pessoas ainda é com o próprio umbigo . Enquanto este pensamento perdurar nunca teremos um
      Amparo efetivo digno de primeiro mundo . Saúde para vocês também , vamos torcer pelo melhor

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.