Para pensar .... Reflexão

Amigos

Amigos
“Os verdadeiros amigos são os solitários juntos.”(Abel Bonnard)

Outro dia consegui tirar a manhã livre para resolver alguns assuntos e aproveitei para levar meu filho ao colégio. No caminho conversamos bastante, quase nao ficamos sozinhos então aproveito estes momentos ao lado do meu filho para saber um pouco mais sobre seu mundo.

​Parece que foi bem oportuna esta carona pois ele me confidenciou que estava muito chateado no colégio. Alguns garotos estavam excluindo ele dos programas que faziam e nao o consideravam como amigo. Aproveitei para contar uma história sobre amigos e os meus amigos.

​Ao longo da vida, em fases diferentes, em épocas diferentes, vamos fazendo amigo assim como também vamos perdendo, ou melhor, descobrindo que são somente colegas.

​O dicionário já é bem claro sobre a diferença do amigo para o colega. O amigo é aquele cara que se preocupa, que tem carinho, te admira, se preocupa e torce por você. O colega é a pessoa que possui afinidade com você , ou porque mora perto, ou os filhos estudam juntos ou trabalham no mesmo ambiente que você.

Amigo

nome masculino

1.​ aquele que que tem com alguém uma relação de amizade

2.​ partidário, simpatizante

3.​ admirador, apreciador

4.​ defensor, protetor

5.​ aliado, cúmplice

Amizade

nome feminino

1.​ afeição por uma pessoa; estima, simpatia

2.​ camaradagem, companheirismo, cumplicidade

3.​ entendimento, compreensão

4.​ dedicação, bondade

5.​ pessoa amiga

(Do latimamicitāte-, «idem»)

Colega

nome 2 géneros

1.​ pessoa que pertence à mesma coletividade ou categoria

2.​ pessoa que exerce a mesma profissão ou tem as mesmas funções

​Quando pequenos nós fazemos nossas primeiras amizades no jardim, através de nossos pais, depois disso, já no colégio, escolhemos sem esta influencia da família nossas amizades.

​Eu pessoalmente acredito que as grandes amizades e as grandes decepções começam por volta dos 11 anos. Nesta época começa a visa social das crianças, as festas, as meninas e grandes eventos esportivos.

​Quando estamos na faculdade trazemos algumas de nossas amizades e começamos uma nova fase. Esta época é muito especial, pois já temos uma independência e a quantidade de vezes que ” quebramos” a cara é grande, seja no âmbito escolar, amoroso, familiar ou profissional. Este período é cheio de incertezas na cabeça do jovem ,e os amigos que são os confidentes e o porto seguro. Aqui já começamos a firmar as amizades que levaremos até a vida adulta.

​Amigo, é aquela pessoa que tem paciência com você quando ninguém mais tem. Amigo é aquela pessoa que conhece seu coração, sua alma, seu verdadeiro eu.

Amigo, é aquele que sabe como você esta, só de olhar para você.

Amigo, é aquele que temos o desejo de apresentar a nossos filhos com orgulho. Este é meu amigo!

​Amigo é aquele que você pode ficar muito tempo sem falar, quando o reencontra parece que foi ontem que estavam juntos.

​Amigo, é aquele que você larga o que estiver fazendo para socorrê-lo, qualquer hora do dia.

​Amigo, é aquele que te levanta quando você cai.

​Amigo, é aquele que te avisa quando você esta errado pois quer o seu bem.

​Amigo, é aquele que nas festas pode nao dar a cara, mas na tristeza esta sempre presente.

​Dêem valor a seus verdadeiros amigos, diga e mostre a eles o quanto eles são importantes para vocês .

“O AMIGO

“-Meu amigo não voltou do campo de batalha, senhor, solicito permissão para ir buscá-lo” – disse um soldado ao seu tenente.

“-Permissão negada.” – replicou o oficial – “Não quero que arrisque a sua vida por um homem que provavelmente está morto.

O soldado, ignorando a proibição, saiu, e uma hora mais tarde regressou, mortalmente ferido, transportando o cadáver de seu amigo.

O oficial estava furioso:

“-Já tinha te dito que ele estava morto!!! Agora eu perdi dois homens! Diga-me: Valeu a pena ir lá para trazer um cadáver?”

E o soldado, moribundo, respondeu:

“-Claro que sim, senhor! Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e pode me dizer”:

“-Tinha certeza que você viria!”

UM AMIGO É AQUELE QUE CHEGA QUANDO TODO O MUNDO JÁ SE FOI!!!!”

( de um autor amigo)

​Hoje aos 38 anos sei quem são meus verdadeiros amigos, acho que já tive ao longo da vida muitos amigos. Porque perdemos os amigos? Acho que começamos a ver a maldade, o interesse, o egoísmo das pessoas.!

​Quando terminei ele estava me olhando, tenho certeza que só entendeu metade das coisas que falei. Nao tem problema o tempo ira ensinar tudo isso a ele e tomara que um dia ele lembre do que eu lhe disse, certo? Provavelmente vocês já passaram por isso também. Mas como foi importante levar meu filho e escutá-lo, tanto para ele como para mim. Se você nunca fez isso tente, é gratificante.

Anúncios

4 comentários em “Amigos

  1. Ainda não tenho filhos, mas acho que farei o mesmo tipo de direcionamento!
    Concordo em tudo …. da infância levo 1 amiga de verdade até hoje, mais de 14 anos de amizade! Mas ao longo da vida fiz muitos “amigos”…e hoje não me importo de não ter a amizade dessas pessoas! Vamos mudando, crescemos, aprendemos, e não precisamos ter 10 amigos para nos sentirmos bem, tendo 1 bom e velho amigo, já é o bastante!!!!
    Perdemos os amigos por isso mesmo, vemos a verdade, a maldade, o que nos importa de fato naquela pessoa, o que ela traz para nossa vida, e se não é bom, pra quê levar a diante?! Não faz sentido.
    Mas não levo isso como uma coisa ruim, “perder amigos”, porque não perdemos, nunca tivemos, talvez, uma amizade verdadeira e sincera!

    =*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s