Para pensar .... Reflexão

Ter Razão ou ser Feliz?

 Muitas pessoas são dotadas de razão, muito poucas de bom senso.

(Gustave Le Bon)

 

No caminho para casa, eu querendo dar uma descansada, dei o azar, ou a sorte, de pegar um taxista que adorava conversar, perguntou o que eu fazia, quem eu era, se era casado, se tinha filho, só não perguntou o cep da minha casa. De tanto olhar para trás enquanto conversávamos, eu já estava ficando nervoso, já estava fazendo um filme na minha cabeça , com uma capotagem de carro, uma batida no poste e adivinhem? Não deu outra ele passou no sinal vermelho e quase  batemos em outro carro.

Ele parou o carro e queria ir discutir com o outro motorista, eu o impedi e avisei a ele que estávamos todos bens e que ir brigar com o outro cara não ia levar a nada. Ele achava que havia passado no sinal amarelo e o outro motorista provavelmente achava que também estava certo, de que adiantaria ir la argumentar ou brigar? Eu segurei o braço do simpático taxista e perguntei a ele: Você quer ser feliz ou ter razão? Ele olhou para mim sem entender nada. Como é? Parece que eu o deixei intrigado, ele entrou novamente no carro e começou a perguntar sobre o que eu estava falando.

Eu expliquei a ele, que como não havia acontecido nada conosco, nem com o outro motorista, não adiantava ir discutir com a outra pessoa para provar quem estava com a razão, poderia até piorar a situação e independente de quem estivesse certo, não ia fazer diferença,  devíamos era agradecer a sorte de estarmos bem, seguir em frente e ser feliz. Ele continuou sem entender e pediu para que eu explicasse melhor, e la fui eu novamente.

Uma coisa que conversos muito com amigos e a minha esposa, tanto no bar como na cozinha, é se nosso objetivo na vida é ser feliz ou ter razão, se vivemos para provar nosso ponto de vista ou para sermos felizes. Você quer ter razão ou ser feliz?

Já falamos diversas vezes sobre relacionamentos, seja no relacionamento com nossa família, seja no âmbito profissional ou até mesmo nas coisas corriqueiras do dia a dia.

As vezes conversos com amigos sobre a minha postura frente aos relacionamentos, como faço para tentar minimizar atritos e manter uma harmonia no dia a dia, por mais difícil que seja, eu acredito que o principal é criar o habito, condicionar nossa primeira resposta, sabe aquele conselho que vovó sempre deu? Nunca faça as coisas de cabeça quente? Exatamente a mesma estrada, mesma linha de raciocínio.

Quando eu cito ser feliz ou ter razão, eu quero que você pare para pensar quais batalhas você quer entrar e quais valem a pena provar que a outra pessoa estava errada ou que você que estava certo. Meu pensamento é: Você deve perder algumas batalhas para ganhar a guerra, que é ser feliz.

Começarei com um exemplo bobo mas que reflete bem o que tento passar:

Um casal resolveu jantar num restaurante novo e fizeram uma reserva, nãjjjvvvhvvo podia haver atrasado pois existia o risco de perderem a reserva.

A esposa se atrasou um pouco na hora de se arrumar e acabaram já saindo atrasado. Já

Próximo ao local, o marido avisou que estavam quase chegando, que na proxima rua ja sairiam ao lado do restaurante, a mulher por sua vez, alegou que tinha certeza que nao era aquela rua, que deveria entrar na segunda rua, pois ela conhecia muito bem a região.

Por mais que o marido tentasse explicar que a outra rua era contramão e teriam que dar uma volta maior, ele acatou as explicações da esposa e tentou a rua seguinte, mesmo tendo certeza do que estava falando.

Neste momento ele poderia ter feito o caminho que ele conhecia e mostrar a ela que estava certo. O que aconteceu? A rua era contramão e eles deram uma volta maior quase perdendo a reserva.

Aqui entra o ponto que quero chegar, o marido poderia ter entrado em ” guerra” com a esposa, e provar que ele sabia o caminho e ela estava errada, isso iria já gerar uma chateação, ou ia acabar o jantar, ou o jantar seria chato com um clima de briga.

O marido decidiu nao argumentar , se chegassem atrasado e perdessem a reserva, paciência, iriam a outro lugar, o importante era a diversão da noite, ele nao precisava provar a esposa que ele estava certo.

No fundo ela já sabia que estava errada, e pelo fato de ele nao ter entrado nesta batalha o jantar se desenrolou da melhor forma e a noite foi um sucesso.

Este caso parece bobo, mas dele podemos ampliar para diversas situações. Acredito que se as pessoas começarem a refletir, se vale a pena ou não, tentar mostrar que o outro está errado, muitos desentendimentos podem ser evitados. Nem sempre a própria situacao mostra quem estava certo, no caso acima nenhum dos dois precisou falar nada para mostrar quem estava certo, pois o caminho da esposa era mais longo, foi óbvio, portanto ela sabia que estava errada. Em muitas situações isto não ficara tão,obvio e ira gerar mais desgaste ainda.

Em muitos momentos da nossa vida iremos encontrar situações que sabemos estar corretos, mas será que vale a pena provar isso para a outra pessoa? O que você realmente irá ganhar com isso?

No âmbito profissional então, vale a pena em alguma situações provar que seu chefe esta errado? Qual a vantagem nisso? Muitas vezes nenhuma, você só garantirá que seu próximo contra cheque será o ultimo, ou aquela promoção nao aconteça, pois pode passar a imagem de arrogante, de sabe tudo.

Eu já me vi em varias situações que se tivesse agido de maneira mais sábia teria evitado brigas bobas, não teria estragado jantares ou viagens maravilhosas, da mesma maneira que já tive jantares e viagens ótimas por evitar algumas ” batalhas”.

EU QUERO SER FELIZ e nao ter razão, e você?

Neste momento o taxista me respondeu todo alegre: Quero ser feliz, ser feliz!

Estavamos já chegando em casa, me diverti muito com aquela figura. Ele saiu fazendo sinal e sumiu no final da rua.

Anúncios

2 comentários em “Ter Razão ou ser Feliz?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s