Desempregado

Diário de um desempregado parte 5

20130413-212019.jpg

Outro ponto que é interessante ao estar desempregado, ou melhor, logo após ficar desempregado, é o dia a dia, a rotina nova, eu tentava não me sentir culpado por ir a praia, por beber uma cerveja as 2hrs da tarde ou dormir eventualmente até as 11 hrs.

Quase 15 dias depois, estou mais ansioso pois surgiram algumas oportunidades, ou melhor, algumas possibilidades, pois nada era concreto ,mas me dava um Norte para seguir.

Aproveitei este tempo para resolver tudo q eu tinha de pendência , fiz meu orçamento de casa, mandei vários Cvs pela net, além de ligar para diversos amigos e clientes, já estava ativando o plano B, se alguma das possibilidades não saísse como eu esperava .

Já se passaram 30 dias, decidi ir novamente até a Caixa Econômica tentar sacar meu FGTS para então dar entrada no Salário desemprego , que banco demorado.

Esta época do ano é cruel – Novembro / Dezembro e Janeiro ( mais tarde descobri que realmente até o Carnaval nada funciona mesmo). Estou muito esperançoso de conseguir algo até dezembro, mas a ansiedade e a pressão familiar/ social é grande pois todos tentam ajudar e quando aparece oportunidade nos sentimos compelidos a aceitar qualquer uma, mas não posso desperdiçar esta chance de redirecionar minha carreira.

Estou digitando isto enquanto espero minha vez na fila da Caixa Econômica. Tem uma pessoa sendo atendida, fico imaginando o que ela esta pensando, será que ela esta contando o dinheiro que ira receber? será que ela esta imaginando o que fará ao sair do banco? Será que já tem emprego em vista.

Agora já fazem 15 dias que escrevi pela ultima vez, acontece um desânimo, estou meio sem vontade de escrever, passei por muita coisa já, estou amadurecendo e crescendo muito neste processo de recolocação, embora seja doloroso . Não qual a ultima coisa que mencionei para vocês, terei que reler para continuar, as chances de eu reler e não escrever nada são grandes, se não espero que tenha ajudado.

Após eu sacar meu FGTS ( Avisando o óbvio, reli e consegui continuar a escrever) fui arrumar as mazelas da minha conta, não que eu tenha dividas, pelo contrario, nunca estive tão controlado como nos últimos anos, mas precisava coordenar tudo em um só banco, cartões, cheques e contas, acho que diariamente tento mesclar algo mais substancial para fazer, para organizar, para poder ” curtir” um pouco esta suposta paz e falta de compromissos profissionais.

Estou tentando ingressar em 2 segmentos ligados a vendas, como se dependesse de mim, e visando isso tracei uma estratégia:

– Primeiro , verificar se meu Cv esta alinhado as competências exigidas. Não estava, portanto mãos a obra, busquei uma série de pessoas no Linkedinn ( rede social voltada para contatos profissionais) que atuassem na área que eu desejava ingressar , nos perfis verifiquei as competências desenvolvidas por eles e destas quais eu tinha, para minha surpresa e alegria estas competências eu possuía , mas não havia colocado no meu CV, resumindo, consegui preparar, ou melhor, repaginar meu CV e deixa-lo mais profissional , pronto, etapa 1 resolvida.

– Segundo passo – Network please help me! Isso mesmo, relacionamento é tudo e graças ao meu bom relacionamento, acionei todos que conhecia para tentar indicações ou QI ( quem indica) como é chamado no mercado, mas existe um detalhe, indicar é um primeiro passo, se você não tiver conteúdo não fará diferença. Neste quesito fiquei surpreso com a comoção e a ajuda que recebi, conheci varias pessoas que antes só cumprimentava e que hoje no mínimo já são meus amigos.

– Terceiro – A espera , esta etapa é a que exige a maior atenção, é uma etapa onde você potencializa seus sentimentos, primeiro você esta em uma rotina na qual não esta acostumado, se aproveita o tempo que tem para algum tipo de lazer, o sentimento de culpa tenta te puxar para baixo, neste momento tem que saber manter o equilíbrio e aproveitar o que decidiu fazer naquele momento.

Se você é uma cara ansioso, espere um problema , vc terá que arranjar uma válvula de escape ou com certeza atacará a geladeira, o cigarro, a bebida ou o café. A maneira de evitar isso é ter uma válvula de escape , no meu caso resolvi praticar esporte, desta maneira além de extravasar esta ansiedade , ajudava a melhorar minha auto estima e ajudar meu sono.

Estas etapas resumem os momentos que passei, de uma maneira geral, embora dentro deles eu tenha tido algumas particularidades como:

– Mau Humor – Desde o inicio comecei a ficar com um mau humor, uma agitação, estou sempre me segurando, tentando não deixar este sentimento me dominar.

– Impaciente – As coisas ultimamente me deixam impaciente, parece que o pavio foi cortado, tento ficar longe do fogo.

Parece uma coisa caótica o que estou passando, mas na verdade se torna caótica se você permitir, infelizmente, em alguns momentos estamos de escudo baixo e ela entra nocauteando , mas se organizar seus pensamentos e e direcioná-los, se ficar alerta , conseguirá aproveitar este tempo para resolver suas pendências, fazer atividades de lazer e ainda ligar para contatos profissionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s