O que estou fazendo

Boa forma! Familia Trololó em forma, Sapucaí que se cuide.

Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora nas postagens, acabo querendo sempre tem uma material grande, novo e diferente e acaba demorando a surgir e conciliar com meu estado de espírito.

O post de hoje é para avisar que diariamente estou fazendo exercícios, coisa que não faço a mais de 15 anos, isso mesmo, Deus foi bondoso comigo e algo milagroso acontece com meu corpo que apesar da quantidade de calorias que como e bebo eu engordo muito pouco, mas não que dizer que minha saúde esta boa, pois minha pressão e minhas taxas devem estar exorbitantes.

Na verdade estou escrevendo também para incentivar vocês pois esta me fazendo muito bem, tanto psicologicamente como fisicamente, sem contar que é um tempo que passo com minha esposa sem as preocupações do dia a dia.

Neste período,  tenho passado por diversas mudanças e tenho mantido a energia positiva e otimista , mas nos últimos dias venho ficando um pouco ansioso e irritadiço além de um pouco de insônia, o que vem minando minha energia e meu bom humor. Decidir resolver isso de alguma forma e mais uma vez agradeço minha esposa companheira, ela me arrastou para caminhar com ela, mas ela ainda não estava caminhando ela queria companhia e até então não havia me animado.

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Resolvi ir com ela e ver qual seria o resultado. Eu como adoro tecnologia resolvi baixar um aplicativo da Nike – Nike Running –  para me acompanhar neste Tesk, ele me diz aproximadamente quantas calorias eu perdi, o mapa onde estou caminhando ou correndo, o tempo e a velocidade ( possui umas outras coisas menos relevantes mas que valem uma conferida também).

Este é o aplicativo:

nIKE rUNNING

Muito legal não é? Já me incentivou só para preencher os gráficos do app. Para não perder somente calorias e ganhar também massa muscular, desenterrei uma barra que tinha no banheiro da empregada, que passou para a porta da cozinha ( gerou um certo conflito caseiro pois não combinou muito com a decoração da cozinha), desta maneira estou diariamente fazendo barras também, mas ainda tenho vergonha de dizer quantas faço por dia, prometo que quando passar de 10 eu conto.

Primeiro dia:

Íamos para a academia do prédio onde temos 2 esteiras, mas chegando lá só uma estava disponível, já comecei a ficar desanimado pois teria que fazer bicicleta ou aquela coisa estranha que parece um ET correndo, um tal de transponder ou algo parecido. Vendo meu desânimo, minha esposa me puxou para fora da academia e avisou que andaríamos num condomínio de casa atras do nosso prédio, foi a melhor coisa que fizemos, andamos quase 3 Km, nos divertimos, conversamos e voltei revigorado e pronto para o dia seguinte.

Segundo dia:

Este foi o melhor, decidimos ir andando até a praia, mas eram 4 KM a serem batidos. Fácil, andamos até a praia, e de brinde ainda dei um mergulho.

Minha vida esta diferente ao fazer exercícios, agora entendo que quando não conseguem caminhar, correr ou andar de bike  as pessoas ficam estressadas pois o exercício dá uma injeção de ânimo. A dica leiga que dou é : Ande ao ar livre, leve água, boné , tênis confortável e uma grana para a água de coco.

Fiquei um pouco intrigado porque esta êxtase ao andar e resolvi colocar esta matéria para vocês, quem sabe nos esbarramos por ai? Tentarei contar com frequência esta experiência que estou vivendo e mandar também uns videos.

 

“Não é bebendo álcool de maneira controlada que vamos viver mais. Além disso, sabemos que naturalmente o ser humano vive cada vez mais. A questão é viver mais e com saúde!”
Recentemente uma pesquisa nos Estados Unidos repercutiu em várias publicações pelo mundo, inclusive no Brasil, a polêmica em torno do consumo de bebidas alcoólicas. Em resumo, a pesquisa chegou à conclusão que pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas diariamente (base de duas taças de vinho) podem viver mais que pessoas abstêmias.

A pesquisa gerou muita polêmica. Para citar algumas: a adaptação individual ao consumo do álcool (o impacto do álcool no corpo humano e o hábito de beber podem trazer adaptações individuais relativamente distintas. Se para uma pessoa certa quantidade de álcool não traz nenhum tipo de malefício para uma outra a história pode ser diferente. Outra polêmica se resume no controle do consumo diário, por ser algo difícil, pois um dia de maior tensão ou qualquer outro fator fora da rotina pode motivar uma ingestão maior. E uma outra grande polêmica é o temor do alcoolismo, que muita gente sabe pode começar com a ingestão moderada de álcool.

Rapidamente algumas pessoas me perguntaram (talvez para aumentar ainda mais a polêmica) se realmente o exercício físico faz tão bem para a saúde como especialistas de diversas áreas da saúde (e outras) defendem? E mais, se como uma boa dieta e ingestão de certa quantidade de álcool não seria o suficiente para se viver bem?

Resposta objetiva: não! 

Não podemos considerar a saúde como um fenômeno simples a tal ponto de não relativizar outros fatores intervenientes em nossas vidas. Como por exemplo, aspectos psicológicos e sociais. Portanto, a despeito de qualquer opinião sobre a ingestão de álcool e o impacto sobre a saúde, defendo que devemos incentivar a prática constante de exercícios físicos. Não é bebendo álcool de maneira controlada que vamos viver mais. Além disso, sabemos que naturalmente o ser humano vive cada vez mais. A questão é viver mais e com saúde!

Em resumo, só acredito em níveis altos de saúde e bem-estar com a inclusão de uma rotina de exercícios físicos durante toda a vida. Esse pensar se baseia nos motivos relacionados a seguir:

Motivos biológicos

Os motivos biológicos estão associados às consequências naturais advindas do exercício físico. Ou seja, é através do exercício físico que potencializamos a prevenção de doenças, melhoramos nosso condicionamento físico, emagrecemos e conseguimos manter o peso ideal.

Motivos psicológicos

É através da regulação da produção de hormônios como a endorfina (relacionada à regulação dos níveis de ansiedade), serotonina (relacionada ao estado de humor e ao relaxamento) e a dopamina (contida nos circuitos cerebrais associados à motivação e recompensa), que nós nos equilibramos emocionalmente. Entre os vários fatores que auxiliam nesse processo de regulação dos hormônios o exercício físico tem participação fundamental. Por isso, em vários tratamentos psicológicos os exercícios físicos estão no rol das receitas para o bem viver.

Além do equilíbrio emocional, podemos relacionar: a percepção de bem-estar, a harmonização da autoconfiança e uma imagem corporal positiva.

Motivos sociais

Os exercícios físicos quando praticados regularmente e de maneira ótima proporciona a melhoria da capacidade de um melhor relacionamento social e prepara a pessoa para manter uma constante motivação para a cooperação nos vários momentos de sua vida. Isso se dá, em poucas palavras, por que quando estamos bem e com saúde estamos prontos em atender às pessoas.

Ademais o exercício físico proporciona uma melhor compreensão e relação pessoal com os desafios da vida. Por outro lado, a harmonia fisiológica interna (homeostase) resultado da prática dos exercícios, é refletida no potencial de melhoria da capacidade de harmonia interpessoal, ou seja, favorece a adaptação e adequação do comportamento pessoal nas relações humanas.

Para finalizar, faça um pequeno teste: observe em seu meio social o comportamento daquelas pessoas que fazem regularmente exercícios físicos: salvo melhor juízo, você perceberá que são pessoas mais otimistas, dispostas a enfrentarem desafios, bem-humoradas, menos ansiosas e sem problemas para descansar (dormir).”

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/psicologiadoesporte_saude01.htm ( por Renato Miranda )


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Estas são as duas caminhas que fiz.


 

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