Para pensar .... Reflexão

Leitura digital ou papel? E os jovens? Qual o futuro da leitura?

20121030-150839.jpg

Será que a internet acabará com a leitura de livros? Ou melhor ainda , será que acabará a leitura ou substituirá a maneira de se ler?

Para analisar isso acho que posso separar em duas vertentes, os jovens, aqueles que nasceram com a internet a todo vapor, a geração ” face “, e do outro lado as pessoas que já liam livros e são da época do “PC XT AT MS DOS c:/format *.” ou antes, quando computador era para usar o editor de texto somente.

Não vou entrar em pesquisas e teorias para colocar meu ponto de vista, afinal o que mais temos são estudos e reportagens sobre os benefícios da leitura, sobre a tecnologia e com certeza feitas por pessoas com muito mais embasamento que eu, portanto pegarei o exemplo de casa, com minhas pequenas cobaias para desenvolver com vocês alguns pontos de vista.

Minha filha pequena adora um IPAD e um IPhone , chego em casa e começa :

– ” Papai empresta Ipad? E o celula?”

Mas ela larga tudo por um livro, ela ama quando leio histórias, principalmente aqueles livros coloridos, com figuras brilhantes que pulam do livro a cada pagina virada, portanto neste momento, acho que é possível cultivar o gosto pela leitura nela, mesmo que mais para frente esta leitura seja feita de maneira tecnológica. No IPad tenho 1 programa maravilhoso chamado Histórias HD, no qual você baixa os livros e pode tanto ler como ouvir as histórias, a criança tem inclusive a mudança de pagina, minha filha fica mexendo sozinha, conhece todas as historias, mas devo confessar que mesmo assim o fascínio pelo livro de papel ainda é o que predomina. O importante é cultivar a leitura , independente da ferramenta.

Já no mundo pré-adolescente o panorama é outro, a vontade de ler é Zero, se não usar o poder de persuasão para a leitura ela não acontece, mas o engraçado é que quando começa, não para até o final . Minha de livro para esta idade de 10/11 anos é a coleção do Diário de um Banana, uma leitura bem fácil , com elementos da própria idade, o que ajuda também são os gibis, principalmente aqueles que possuem uma mensagem subliminar ( ontem comprei um do casal Cebola e Mônica que passam por bulling), mas preciso confessar que se não estiver ao lado incentivando/ insistindo, os adolescente não irão ler, fato. Pode ser que na faculdade desenvolvam novamente esta aptidão , apesar de incentivar não apostaria num consumo muito grande , o negocio hoje é se comunicar no ” face”.

Acho que um caminho muito bacana que podemos seguir junto aos jovens para tentar despertar o interesse deles , é o mundo da ficção, pois hoje estão sendo lançados uma serie de livros contando historias de personagens de games que eles costumam jogar, o que facilita o interesse. Temos também estas ” Soap Novels” de vampiros, duendes entre outras como Crepúsculo, Game of Thrones, Hobbit e outras histórias para adolescentes que estão em alta e também chamam atenção.

Se não dermos a devida atenção e o exemplo, a conseqüência da falta de leitura , será a perda da capacidade de se comunicar e escrever bem, infelizmente.

Agora no meu caso, sou um devorador de livros e revistas, claro que alguns momentos mais , outros menos. Adoro revistas de tecnologia, viagens , historia e posso dizer que substitui 80 % desta leitura de ” papel”, por leitura no IPad, não foi por facilidades que o tablet oferece, mas sim por não ter mais espaço para guardar tantas revistas, o revisteiro dos dois banheiros estão cheios, o da sala já esta rasgando e o meu armário já esta acontecendo uma pancadaria entre livros, roupas e revistas.

Já no quesito livro, eu ainda me encanto com o livro de papel, é claro que até tenho livros no IPad e estou forçando uma barra para fazer esta transição , pois além de ser mais fácil de guardar e consultar também é mais cômodo para adquirir, porém a magia e a sedução do livro ainda não me permite isso, ainda gosto de todo o processo de leitura do livro, de virar a pagina, da exclusividade , você e o livro sem a interferência de aplicativos, email apitando, twitter chamando e etc.

Portanto, a minha opinião sobre este assunto é que inevitavelmente acontecerá esta substituição de leitura, que passará a ocorrer nos tablets, não sei precisar quando, e as crianças independente onde irão ler, devem ser incentivadas ( obrigadas ) a ler , pois só desta maneira irão abrir sua mente, clarear a maneira de pensar, além de passar a escrever e se comunicar melhor, mas acredite, seu papel é fundamental, ache um ponto de interesse deste jovem e tente inserir leituras deste assunto, seja com livros ou revistas.

 

Anúncios

88 comentários em “Leitura digital ou papel? E os jovens? Qual o futuro da leitura?

  1. Whats positive. Very cool blog!! Guy .. Excellent .. Wonderful .. I will bookmark your site and assume the feeds additionally…I’m jovial to locate abundant beneficial in sequence here in the post. Recognition for sharing…

    1. Glad you enjoyed it, I hope you find more things that call your attention, I believe that our experiences and attitudes that resulted in something positive should be shared.
      Thanks for stopping by.

  2. Lembro que aos 4 anos eu já arriscava na leitura. Lia, relia, relia os mesmos livrinhos e não cansava! Aos 13, 14 anos virei rato de biblioteca e sou ratinha até hoje, aos 24 anos rsrs Leio, em média, 45 livros ao ano. Passo bastante tempo dentro do transporte público então sempre dá tempo de ler algo. O ruim é só o peso do livro na mochila. Haja coluna! Comprei um Kindle há uns bons meses, mas estou tão reticente em deixar os livros que ainda não o usei rs

    1. Também adoro ler, eu tinha mais tempo e costumava ler 2 livros ao mesmo tempo , melhora nossa comunicação , escrita, organização de ideias, enfim só benefícios !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s