Lugares e Pessoas

Mito da Caverna – Acorde são sombras!

20121029-125207.jpg

Sabe qual o problema em ser feliz?

Ficamos mal acostumados, fica aquele gosto de quero mais. É como se tirasse o doce da boca da criança . Quando sentimos o gosto da felicidade ou da realização , não aceitamos menos, inegociável , mesmo que isso não dependa da gente, este é o sentimento que fica, nascem as frustrações .

Será que isso é ruim? Será que é melhor viver na caverna? Existe inclusive o mito da caverna de Platão .

“O mito da caverna, também conhecido como alegoria da caverna, prisioneiros da caverna ou parábola da caverna, foi escrito pelo filósofo grego Platão e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). … Transpondo para a nossa realidade, é como se você acreditasse, desde que nasceu, que o mundo é de determinado modo, e então vem alguém e diz que quase tudo aquilo é falso, é parcial, e tenta te mostrar novos conceitos, totalmente diferentes. Foi justamente por razões como essa que Sócrates foi morto pelos cidadãos de Atenas, inspirando Platão à escrita da Alegoria da Caverna pela qual Platão nos convida a imaginar que as coisas se passassem, na existência humana, comparavelmente à situação da caverna: ilusoriamente, com os homens acorrentados a falsas crenças, preconceitos, ideias enganosas e, por isso tudo, inertes em suas poucas possibilidades.”

Wikipédia

O que há de errado em vivênciar momentos de paz e querer transforma-lo em único, eterno ? É uma utopia? Claro que não ! Será que querer viver em plenitude é surreal demais? Será que sentir realizado é algo inatingível e é sinônimo de frustrado? Não deveria ser de sonhador ?

Me perdoem os mais incrédulos , mas por mais dolorido que seja , sou um sonhador , acredito na felicidade, na plenitude e na perpetuidade deste sentimento.

Não acredito em um senso de humor negro do senhor lá de cima, acredito sim em perseverança .

Reflita e acredite!

 

Anúncios

3 comentários em “Mito da Caverna – Acorde são sombras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s