Para pensar .... Reflexão

Novela da vida real – Avenida brasil

20121008-152807.jpg

Hoje parei para pensar na propagação que esta tendo estes últimos capítulos da novela na Rede Globo, eu nunca fui noveleiro de carteirinha, mas acabei me apegando fielmente aos dramas finais vividos pelos personagens.

Parei para tentar entender um pouco o motivo que nos leva a inflamar uma torcida pelo enganado e corno Tufão , vivido pelo ator Murilo Benício. Temos de uma lado o “bem” e do outro lado o “mal”.

No meio disso tudo temos os personagens “humanos”, porque humanos? Pois são figuras palpáveis, com características mais semelhantes as nossas, acertam e erram o tempo todo, procuram vingança sob a bandeira que o fim justifica os meios, choram, sofrem, debandam para o lado do “bem” depois voltam para o lado do “mal” e vice versa, são personagens mais parecidos conosco, com a nossa vida, são personagens atingíveis, ao contrário da Carminha e o Tufão, que são os extremos, inatingíveis nas suas qualidades ou defeitos são a essência do certo e do errado, Vilã e Herói.

Ontem eu chequei a ouvir na varanda gritos de vizinhos quando o “bem”prevaleceu sob o “mal”, a justiça estava sendo feita, preciso confessar que gritei por dentro também, acho que todos estavam se libertando e extravasando a satisfação de ver a justiça ser feita.

Pensando sobre o assunto, criei uma teoria que compara os acontecimentos da novela aos fatos de nossa vida, nossas frustrações, nossos medos e a nossa vontade de que a justiça seja feita , que o “bem “ ganhe do “mal “ e o culpado seja punido, que as injustiças do nosso dia a dia sejam vistas e vingadas de alguma forma.

Tenho certeza que na franja do inconsciente de cada um, existe alguém que fez parte da nossa vida que cabe direitinho em cada personagem ali figurado, e que no fundo estamos extravasando todos os nossos dramas e culpas através dos personagens da novela, estamos vendo a justiça, finalmente, e isto traz prazer e reconforto.

O que é ficção e o que é real? Ou se misturam? No final , é mais um paleativo sentimental, fazer o que? Mas para aumentar a divagação, quem realmente é culpado pelo que a Carminha se tornou, ou o que ela representa?

 

Anúncios

Um comentário em “Novela da vida real – Avenida brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s