Para pensar .... Reflexão

Sonhos – qual o seu?

20121004-123159.jpg

“O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, baseado na observação de seus pacientes e em experiências próprias, tornou mais abrangente o papel dos sonhos, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação. Ou seja, alguém masculinizado pode sonhar com figuras femininas que tentam demonstrar ao sonhador a necessidade de uma mudança de atitude..”

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho)

Na época em que fazia faculdade de Psicologia, lia muito sobre os vários significados dos sonhos e me identificava muito com a tese de Carl Jung. Para tentar passar para vocês de uma maneira bem simples, podemos definir o sonho como uma representação da sua verdadeira alma, de seus verdadeiros anseios, através de representações. Quando crescemos vamos formando diversos conceitos do que é certo e errado, impostos a nós pela sociedade. Quando nosso real
desejo vai contra estes valores e regras, nossa mente cria representações, afim de expurgar estes desejos latentes reprimidos. Ou seja, você vive um teatro para manter os padrões pré estabelecidos e utiliza o sonho para expor seus desejos ” proibidos”.

Quando criança, você ainda não possui este ” Segurança” do consciente por ainda estar formando seus valores. Desta maneira, a criança não tem barreiras para demonstrar seus desejos, suas vontades. Baseado neste conceito, trago alguns questionamentos para o nosso dia a dia.
Os adultos sempre possuem o sonho de ganhar na loteria, de ter um carro melhor, de comprar uma casa. Sera que isso realmente é o que importa? Sera que este realmente é o nosso sonho?
Vamos analisar o sonho das crianças: As meninas sonham em SER cantoras, modelos, médicas. Os meninos sonham em SER jogador de futebol, ator, cantor,e etc. As crianças não possuem limites para sonhar, não possuem censuras, até um certo momento, quando interferimos podando isso.

E os adultos? Nossos sonhos são TER uma casa, TER mais dinheiro, TER mais sucesso, TER, TER. Está evidente a diferença entre os adultos e as crianças , mas o conceito de sonho mudou, TER mais condições de oferecer conforto, estabilidade a você e sua família é normal, mas acredito que hoje falta nos adultos sonhos de criança, sonhos que começam com outro verbo, o verbo SER.
SER feliz
SER Saudável
SER mais humano
SER mais paciente
SER uma pessoa melhor.
SER capaz de lutar pelo que acredito.
SER você mesmo.
SER CAPAZ DE LUTAR PELOS SEUS SONHOS e descobrir realmente o que te faz feliz!

O motivo o qual me coloco a escrever é pessoal, mas acredito que muitos irão parar para pensar e procurar la no fundo o que realmente acreditam. Quanto tempo você trabalha infeliz por não ser o profissional que gostaria, ou por não trabalhar no que sonhava. Quanto tempo você gasta com seus filhos? Quando você foi aquele pai que gostaria de SER ou a mãe presente que sempre desejou?

As vezes sinto que estamos numa luta voraz para conseguir mais dinheiro para dar o tão “SONHADO”conforto e estabilidade a nossa família, mas quando vemos, a infância das crianças passou, a sua juventude e seus verdadeiros sonhos de criança nunca se realizaram, você envelheceu antes do tempo.

Vejo seres humanos atropelarem uns aos outros numa corrida contra o tempo, para realizar tarefas , muitas vezes, impossíveis ou que não dão prazer nenhum, para no dia seguinte não serem reconhecido e ver que suas vidas esta acabaram sem sentido, sem verdadeiras realizações.
Hoje eu penso da seguinte forma, se eu for hoje embora, o que deixei para minha família? Que exemplos eu dei? O que eu realizei? O que eu fiz com prazer? O que deixei de fazer? Que sonhos eu realizei?

Reflitam no seu intimo o que você realmente quer deixar, quais os valores que você passou, que sonhos eu tornei realidade? QUAL O SEU VERDADEIRO SONHO, que pode estar sendo representado nas suas noites mal dormidas, cutucando, querendo se fazer realidade.
Existe uma musica perfeita: ” bem vamos embora que deixar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer…..”

Não deixe o rio te levar, nade para onde você quer chegar. Descubra o destino que realmente você quer traçar. Não vislumbre somente o destino, mas o percurso que será preciso fazer.
Peço a vocês que pensem nisso…… e descubram o que os sonhos lhe dizem, o que você que SER!!

6 comentários em “Sonhos – qual o seu?

  1. Whats Going down i am new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely useful and it has helped me out loads. I hope to contribute & assist different users like its helped me. Good job.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.