Lugares e Pessoas

Ô Mão Pesada!

 

20120920-180412.jpg

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.”
Roberto Shinyashiki

Ô Mão Pesada!

Antes de começar a jogar uma ideia para pensarmos, quero que pensem em uma coisa importante, o tal do referencial, porque gostaria de explicar sobre isso?Pois nem todos sabem exatamente o significado da palavra referencial.

“Referencial – Que ou o que constitui referência, ou oque é utilizado como tal “ ( Aurélio – Pai dos Burros)

Não irei entrar no mérito do que é mais sofrido mas, o quanto é difícil para superar algo dependendo do referencial. Referencial é o ponto que marcamos para balizar nossos pensamentos ou atitudes. Quer um exemplo simples? Hoje está uma temperatura de 40 graus, é quente? Claro que é quente, ninguém pode negar que esta temperatura é alta, mas você não concorda que 40 graus no deserto é diferente de 40 graus na cidade? O lugar se tornou a referência, podemos dizer que dependendo do referencial a sensação de calor pode ser maior em um lugar ou em outro. No deserto a pessoa não sentirá tanto o calor como a pessoa de terno e gravata no centro da cidade, correto? Me arrisco até em dizer que mesmo na praia sem vento 40 graus para pessoas que não estejam acostumados a esta temperatura pode ser mais difícil de se habituar do que um morador do deserto, correto?

Esclarecendo estes pontos gostaria de entrar no ponto principal, as dificuldades que a vida apresenta para nossa realização pessoal ou profissional. Eu esclareci a palavra referencial pois muita gente se compara a outras pessoas e se acha menos capaz de concretizar seus sonhos por falta de estudo ou por morar em lugar menos privilegiados, diante disso gostaria de perguntar algumas coisas:

Uma família cuja filho estudou nos melhores colégios, viajou o mundo inteiro e hoje cursa faculdade ótimas possui um futuro de realizações pessoais e profissionais garantidos pela frente? E uma pessoa que trabalha desde pequeno, possui uma origem humilde e sempre estudou em colégio público? Qual destes dois tem mais chance de se realizar?

Estes casos que estou citando tem a finalidade de fazer você começar a pensar nas reais dificuldades que cada um irá passar para atingir a sua realização.

Antes de você tirar suas conclusões, gostaria de colocar alguns pontos a serem considerados. A pessoa mais humilde, que nunca teve nada, lutará menos ou mais da pessoa que sempre teve tudo sem esforço? A pessoa que nunca teve nada tem o que a perder ao se lançar em um sonho? Agora vamos falar do tal referencial, para a pessoa mais abastada largar sua zona de conforto, cair seu padrão de vida para realizar seu sonho é mais sofrido ou menos sofrido do que a pessoa que nunca teve nada e para ela mudar o rumo da sua vida para realizar seu sonho não significa mudança no seu estilo de vida de maneira drástica?

Veja bem, tudo isso que descrevi já deve ter feito você conjecturar diversas teorias, pontos, situações e outras coisas, mas o ponto que quero chegar é simples, qualquer um pode ir atras do seus sonho e realizá-lo independente da sua classe social ou econômica.

A principal frase que quero que vocês guardem é : A “Mão da Vida”é pesada e ela bate forte, não poupa ninguém, ela age de maneiras diferentes e não podemos julgar que foi mais fácil para uns ou para outros, pois para uma pessoa que nunca andou de ônibus ficar sem carro e passar a usar meio de transporte público é muito mais difícil para uma pessoa que sempre andou de ônibus. Então para analisar o grau de dificuldades que um ou outro esta passando depende muito do referencial.

Estou aqui falando de realização, de sonho, não de dinheiro. O que me motivou escrever um pouco sobre isso foi uma palestra que eu vi, de uma pessoa que diariamente ia para o trabalho se arrastando, infeliz e com a certeza que não queria continuar daquela maneira. Ele direcionou seus esforços para o que acreditava seu o seu sonho, passou por diversos obstáculos, e hoje ele vive do que sempre gostou de fazer. Na palestra ele usa este termo: A vida não perdoa, ela vai castigar você, cabê a você se levantar e continuar.

Desculpem o texto longo, mas gostaria de falar a todos que lerem isso, para não desistirem dos seus sonhos, eu estou atras do meu, continuo tomando uns “pescoções”da vida, mas não desistirei, sei que esta guardado o que é meu, sei que se eu sonho, é porque é possível! Não se espelhe na maioria que desistiu, se espelhe na minoria, que persistiu, fez diferente, não culpe os obstáculos, aprenda com eles e se torne mais forte!

Espero que todos consigam a sua realização pessoal ou profissional, tenho certeza que é possível viver uma vida plena e realizada, não importa quanto tempo demore para conquistar isso.

 

Anúncios

Um comentário em “Ô Mão Pesada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s