Para pensar .... Reflexão

Irresponsabilidade e Egoísmo – Porque ?

 

20120918-113215.jpg

Fico me perguntando até que ponto uma pessoa “normal” é inconsequente, até que ponto ela é capaz de envolver as pessoas da sua família ou outros da sua convivência nos seus disparates?

Estou vendo cada dia mais vezes as pessoas chamando as outras de egoístas por cuidar dos seus interesses, mas as vezes paro para pensar sobre isso, realmente o mundo se tornou mais individualista, mas consequentemente ele nos obriga também a ver que muitas vezes não podemos deixar que os problemas alheios se tornem nossos problemas, e nestas horas fico imaginando se sou egoísta.

Quantas vezes colocaram você em uma situação embaraçosa a qual você fica em uma encruzilhada tendo que decidir entre aceitar a situação ou dizer não? Quantas vezes lhe jogaram um problema que não era seu, para você se tornar responsável, sem o seu consentimento? Afinal , qual a linha que divide o egoísmo e o individualismo da auto-preservação?

Fui ao “pai dos burros” ver a definição para tentar ver a definição disso.

Egoísmo “amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheio.

Individualista “ pessoa egoísta, egocêntrica ..”

Egocêntrico “ Quem refere tudo ao próprio eu, egoísta.”

Portanto no meu entendimento ficou claro, quando você agir pensando no seu bem estar, de maneira que não prejudique outra pessoa, você não pode ser chamado de egocêntrico, individualista ou egoísta. Diga não quando você achar que o problema não é seu, não envolva as pessoas em problemas que lhe pertencem, não sega egoísta. Em várias vezes não temos nem a escolha, somos jogados no olho do furacão e pronto, se vira! Não é justo.

Vamos começar a empregar estes conceitos de maneira clara, cuide de você, sua família e seus amigos e pare de prejudicar as pessoas jogando seus problemas para elas, achando que elas são obrigadas a compartilha-los com você. O amigo de verdade sempre fará o melhor para você de acordo com os valores que ele tem.

Mães egoístas, cuidem do seu filho de maneira sadia, não empurre para os outros as suas responsabilidades e as consequências da criação que você deu a ele, isso se chama egoísmo e irresponsabilidade. Ninguém pode ser prejudicado pelos seus atos inconsequentes! A vida já nos colocou bastante montanhas e lagos para atravessarmos.

Eu tento organizar meus pensamentos e meus atos respeitando os outros e com a certeza que os meus direitos acabam onde começa o de terceiros, portanto respeitem o próximo.

Não pensem que não devemos nos envolver nos problemas alheios para ajudar, não é isso, pelo contrário temos sim que ajudar ao próximo, mas esta escolha tem que ser nossa.

Desculpem o texto mais pesado mas todos temos nossos “carmas” , mas algumas pessoas insistem em torná-los mais pesados.

 

Anúncios

Um comentário em “Irresponsabilidade e Egoísmo – Porque ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s